quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Personalizando e Atualizando seu GPS - Garmin e iGO - PARTE 2

Seguindo com nossos POST sobre GPS, abordaremos como fazer instalações do navegador e customizar o aparelho. Normalmente, os aparelhos vem de fábrica com versões antigas dos navegadores e quase sempre, com mapas desatualizados. Só o que temos que fazer é entender como funciona a atualização e buscar na internet fontes confiáveis de dados.




Primeiramente, vamos conectar o GPS em um computador:


No meu caso, trata-se do Orange G360M, mas a maioria dos aparelhos é muito similar quanto a isso. Os arquivos podem estar na memória interna do aparelho ou também em um cartão de memória, normalmente uma memória de 2GB é mais do que suficiente para comportar todos arquivos. 

PASSO 1: Um arquivo importante, é o SHELL.INI. No caso do Orange, ele direciona o aparelho GPS para o navegador, no meu caso o IGO, dando o "endereço" para incializar o navegador. Se no seu, não existe esse arquivo, provavelmente ao ligar o GPS e acessar as configurações, existe uma opção "Origem do Navegador" ou similar, onde você vai indicar o arquivo que abre o navegador. No meu caso:


OBS: Se o navegador estivesse no cartão SD, ficaria:
\SDMMC\Primo\Primo.exe

PASSO 2: Se você usa o iGO em versão inferior a 2.0, abaixo segue link para baixar a última versão. Esse arquivo não contém os mapas, pois e outros, isto será adicionado depois.


OBS: Não esqueça de sempre antes de fazer alterações nos arquivos originais, fazer um BACKUP de todos os arquivos no computador, acontecendo qualquer problema, é só desfazer tudo.

PASSO 3: Feito o download, basta colocar a nova pasta PRIMO no GPS. Se você manteve os nomes das pastas originais, é só rodar que vai funcionar, caso contrário volte para o PASSO 1.


PASSO 4: Se desejar fazer a instalação também do GARMIN no seu aparelho (lembrando de verificar se o aparelho possui o Windows CE), o link para download está abaixo na versão MOBILE XT. O Garmin é muito interessante, pois possui a maior base de dados de mapas, bastante atualizados e completíssimos.


No meu caso, coloquei o arquivo baixado no cartão de memória, se quisermos rodar o Garmin agora, basta voltar para o PASSO 1 e alterar o caminho do aquivo, ficaria:

\SDMMC\Garmin\RunGMXT\Garmin.exe

Da mesma forma, esse versão do Garmin não possui os mapas completos, isso será feito em seguida.

PASSO 5: Como ficaria inviável, alternar entre os navegadores no meio de uma viagem, a solução é criar um MENU antes de acessar os navegadores, isso permite escolher entre os navegadores por um simples botão, sem necessitar de um computador para isso. É necessário mais um download, que segue abaixo:




PASSO 6: Temos agora uma pasta GPS Menu no nosso aparelho, vamos agora voltar ao PASSO 1 e alterar novamente o caminho do navegador, para que o GPS inicie o MENU, ao invés de abrir diretamente um ou outro navegador, assim fica:

\ResidentFlash\GPS Menu\menu.exe



ou se foi colocado no cartão de memória:

\SDMMC\GPS Menu\menu.exe

PASSO 7: Temos que configurar agora o menu, para que ele ofereça as opções dos navegadores que instalamos. O arquivo para isso se chama R_Main.ini e esta dentro da pasta Appr.


Este arquivo está configurado para somente 2 opções, é possível adicionar mais, para isso é preciso de paciência para acertar tudo, cada linha configura um diferente icone, com determinada posição, tamanho e caminho. 

PASSO 7: Verifique a linha 1, ela se refere ao navegador GARMIN, se estiver tudo certo, não é necessário alterar, caso contrário, corrija o caminho do navegador.


PASSO 8: Verifique a linha 2, ela se refere ao navegador iGO, se estiver tudo certo, não é necessário alterar, caso contrário, corrija o caminho do navegador.


PASSO 9: Pronto, se você fez tudo certo, ao abrir o navegador você acessará o MENU, onde poderá escolher entre GARMIN e iGO, muito fácil e prático!



OBS: As alterações foram feitas em um GPS Orange G360M com resolução de 320x240 e Windows CE. Caso seu GPS tenha outra configurações, podem ser necessários outros ajustes. Lembre-se de ir fazendo backup e testando, assim você não corre riscos de bagunçar o seu aparelho!

No próximo post, mostraremos:

- Atualizando Mapas, Alertas (Radares) e POI (Pontos de interesse) para o iGO
- Atualizando Mapas, Alertas (Radares) e POI (Pontos de interesse) para o Garmin

2 comentários:

  1. Gps menu esta com link quebrado pra download tem como arrumar pf?

    ResponderExcluir
  2. Os links estão quebrados... Possível postar novamente?

    ResponderExcluir