terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Personalizando e Atualizando seu GPS - Garmin e iGO - PARTE 1

O GPS já se tornou equipamento básico para qualquer viajante. Seja para usa-lo em 100% do tempo, acompanhando cada detalhe das rodovias, seja para usar esporadicamente, ao chegar em uma grande cidade por exemplo. Eu, por exemplo, prefiro seguir as placas indicadas nas rodovias, visto que estudo anteriormente a rota e anoto as cidades por onde devo seguir, usando o GPS no caso de alguma emergência ou dúvida esporádica e principalmente, na chegada do meu destino, onde normalmente já anotei o endereço de onde desejo ficar.




Parece simples, mas se não conhecermos bem nosso aparelho e funções, podemos seguir o rumo incorreto e tornar a viagem um pesadelo... nada mais frustante do que rodar muitos km a mais, devido aos nossos próprios erros. Isso por que, dependendo do nosso navegador, o GPS pode fazer a melhor escolha ou não, dependendo da configuração dele e de sua lógica interna. Seguir cegamente tudo o que o GPS nos diz é o primeiro passo para se perder.

Não pretendo induzir ninguém a optar por esse ou aquele aparelho nem navegador, vou usar de exemplo as alterações a atualizações feitas no meu aparelho, cabendo a cada um achar o seu GPS "ideal". Todos aparelhos e navegadores possuem suas vantagens e limitações, sendo que nenhum irá atender ao gosto de todos.

Primeiramente, vamos entender a diferença entre o aparelho de GPS, seu NAVEGADOR e MAPAS:

Aparelho GPS
É todo aparelho com capacidade de informar a exata localização de latitude e longitude do local onde ele está. Vamos então pensar no GPS como sendo um aparelho que pode ou não conter uma forma imediata de informar ao usuário a localização onde ele se encontra.

Navegador GPS
O navegador é o software instalado no aparelho GPS – Garmin, IGO, TomTom, Destinator, Polnav… – em que, com a ajuda de um mapa, o usuário acompanha em tempo real a localização onde está no mapa, e pode ser guiado pelo aparelho para chegar a um determinado endereço definido pelo usuário.
O navegador traça o caminho para chegar ao destino requerido pelo usuário, informa distância, tempo previsto para chegar ao destino e até guia o usuário por voz, informando que ele deve entrar numa determinada rua, e até detecta, informa, os radares fixos existentes na via, apesar de essa funcionalidade ser proibida por lei.

MAPAS
Temos ainda os mapas, sua escolha depende diretamente do navegador que usamos. Não podemos por exempo, usar os mapas para o Garmin no iGO. Normalmente, é fácil de encontrar atualizações.

ESCOLHA DO APARELHO
Antes de escolher o aparelho, é importante observar a configuração dele como por exemplo a capacidade do seu processador, memória RAM, resolução, sistema operacional e memória interna. Mostrarei as alterações feitas usando como exemplo o meu GPS, um Orange G360M com sistema operacional Windows CE. Importante observar que a maioria dos aparelhos permite essas customizações. Aparelhos mais caros e de marcas famosas tendem a "bloquear" esse tipo de mudança, obrigando o consumidor a fazer as atualizações na página do fabricante (e cobrando por isso é claro).

Outros aparelhos que aceitam esse tipo de alteração por exemplo:
-Orange G361M (evolução do G360)
-GPS Moto Duas Rodas 3.5" (Aquarius)
-GPS Foston
-GPS Bak
-entre outros...

GPS Orange G360M

GPS Duas Rodas Aquarius

Bom, depois de toda essa introdução, estamos prontos para atualizar nosso GPS, o que será mostrado nos próximo posts, continuem acompanhando:

- Atualizando Navegador iGO 2.0
- Atualizando Mapas, Alertas (Radares) e POI (Pontos de interesse) para o iGO
- Instalando Navegador Garmin no Windows CE
- Atualizando Mapas, Alertas (Radares) e POI (Pontos de interesse) para o Garmin
-Instalando GPS Menu, de forma que ao iniciar o navegador, podemos optar pelo iGO ou Garmin, conforme for necessário.

2 comentários:

  1. Excelentes dicas e ótimos relatos de viagens. Gostaria de saber se consigo realizar estas personalizações na Orange G361M??? Devo seguir os mesmo passos da 360??? No aguardo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado rafael. Olha, nao tenho como dizer pois nao pude testar em um 361... ouvi dizer que o pessoal teve alguns problemas, mas acho que pode ser feito sim!

      Excluir