sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Relato de Viagem - Dia 8 - Copacabana/BOL a Cusco/PER


Dia que prometia ser movimentado, são 529km até Cusco e ainda faltava abastecer, trocar dinheiro e fazer a aduana. Saímos cedo para não chegar novamente à noite no destino. A aduana fica a uns 19km de Copacabana, em Kasani. Tivemos sorte de chegar antes de um ônibus de turismo e a imigração foi rápida. Demorou foi a passagem das motos. umas 2h de enrolação da policia Peruana, fizeram um cadastro completo de cada veículo. No meio, o sistema caiu e atrasou mais ainda. Ao finalizar, o policial reuniu todos, entregou os papéis e pediu uma colaboração. Mais essa! Cada um puxou uns trocados, nos vestimos e subimos nas motos.

Passada a cancela, 20m depois mais uma. Mais um guardinha chamando pra conversar. Contou uma história enorme a respeito do seguro SUNAT. Ninguém entendeu muita coisa, mais uns trocadas e estava resolvido. Ainda que as propinas são baratas, na primeira não dei nada e na segunda 10 bolivianos, ou 4 reais.

Saí meio esquentado de lá, puxando a fila do grupo. O trajeto é cheio de quebra-molas, mas bem baixinhos. Passava e não desacelerava, saltando todos... Em Puno, um pouco mais relaxado abastecemos. Já era meio-dia, mas resolvemos não almoçar e seguir viagem.

No início, a paisagem desanima, a mesma pobreza vista antes na Bolívia. Depois de Juliaca a coisa fica interessante, a estrada já não tem mais imperfeição nenhuma e já podem ser vista montanhas com os picos nevados. Ficamos um pouco apreensivos pois a céu ficou preto e tememos pela neve, mas nem chuva teve.

Cruzamos por uma corrida de bicicletas escoltada pela polícia. Os retardatários pegavam carona nas motos hehe. Mais alguns km, a paisagem já se transforma, o verde toma conta! É um sinal que Cusco e Machu Picchu estão próximos.

Perto de Cusco, pegamos uns caminhões em um trecho de curvas e ultrapassamos em faixa dupla! Uma viatura da policia estava estacionada metros a frente, não vimos!! Mas os rapazes estavam mais preocupados, mexendo no celular! sorte!!

Chegamos em Cusco já com o Sol se pondo e seguimos até o Hostel que tínhamos pesquisado. Com garagem pra motos e perto do centro. No dia seguinte, vamos conhecer a cidade, os museus e providenciar o passeio para Machu Picchu!

Resumo:
529 km

Média Consumo: 18,5 km/L
Média R$/Litro: R$ 3,00

*Obs: No Peru, a gasolina é vendida em galões. 1 Galão = 3,785 L

bem vindos! em Kasani, Puno.
Celso se explicando pros oficiais.
Um até breve para o Titicaca
essa estrada é top! entre Puno e Cusco
 
 
Pronuncia essa
Pra que placa?
Lago próximo a Cusco
Instalados no Hotel! esse chimarrão foi merecido! Tamo em Cusco!



4 comentários:

  1. Tem o nome deste Hostel? com garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho sim, cadastro todas nossas hospedagem neste blog:
      http://guiamotoviajante.blogspot.com.br/search/label/Cusco
      um abraço

      Excluir
    2. Companheiro, entro no endereço que você indica acima e cai nessa mesma página. Por gentileza, poderia informar o nome do hostel em Cuzco?
      Grato...
      Obs.: Que viagem, que organização...sensacional tudo...parabéns...

      Excluir
    3. ola, testei o link e esta correto. o nome do hotel é SOUTHERN COMFORT HOSTEL

      Excluir